Para amar sua menstruação



A menstruação não tem só função de preparar o organismo para uma possível gravidez. Ela também é responsável por purificar nosso corpo, limpando as emoções ruins, como rancores, tristezas, decepções, inseguranças e medos.



Existem um monte de termos pejorativos que são usados para se referir a nossa menstruação, com intuito de que a gente pare de passar "essa vergonha". Porque falar de menstruação, nem pensar! Shiiiiiu! O que é isso menina, vai colocar na rádio que "está com visitas"? Gritava uma tia no meio da sala.

Não sei se você já escutou as frases "me deixa, estou de chico" ou "estou aflita, minha regras ainda não vieram este mês!". Pode ser que nunca os tenha ouvido, principalmente se é mais jovem, mas esses são alguns termos que as pessoas utilizavam - ou ainda utilizam - para se referir a nossa menstruação.

Só a título de curiosidade a primeira expressão não está ligada ao nome Francisco, chico é um termo do português de Portugal que significa porco – daí a nossa palavra “chiqueiro”. Como o nosso período menstrual era considerado sujo e inapropriado; logo, “estar de chico” era algo como “estar suja”.

E disso surgiam uma série de bizarrices falando que mulheres menstruadas traziam má sorte, estavam doentes e não poderiam fazer uma série de atividade, como lavar a cabeça, por exemplo. Assim, fomos ensinadas a odiar nosso período menstrual e nos envergonhar por "estar naqueles dias".

Mas com o resgate do nosso Sagrado Feminino, felizmente, essas sandices estão ficando no passado e cada vez mais estamos abraçando nosso ciclo e nos conectando fortemente com ele.

E por falar em ciclo, é legal esclarecer que ele e é diferente de período.

Ciclo Menstrual é mais longo e dura em torno de 28 dias; está intimamente ligado às fases lunar e composto de  alguns períodos.

Período Menstrual é o momento em que há o sagramento e pode durar mais ou menos entre 3 e 9 dias. Cada mulher é única!

Porque devo amar o meu período menstrual?


Através da aceitação, do entendimento do nosso ciclo e da compreensão dos sentimentos entrelaçados a ele podemos nos autoconhecer e enfrentar  de forma positiva os traumas e as crenças ruins carregadas há anos.

O que normalmente faz uma mulher detestar sua menstruação são as sensações que ela traz.  A TPM - tensão pré-menstrual - com enxaquecas, cólicas e variações bruscas de humor é uma dos grandes motivos. 

Mas, entender que esse sintomas são gerados pelos estímulos hormonais nos dá ferramentas para contorná-los. Quando a menstruação está preste a ocorrer e até mesmo nos dias que acontece de fato, nossas emoções são balanceadas e elas estão diretamente ligadas aos nossos hormônios que também estão sendo trabalhados pelo nosso organismo.

É por isso que passamos muitas vezes pela TPM, pois essa é uma forma do corpo mostrar quais sentimentos estamos guardando, além de aspectos mais sombrios sobre nós. Para amenizar esses sintomas  é necessário aceitação e não entrar em desespero querendo a todo custo lutar em vão contra o nosso corpo.

O ideal é aproveitar a fase do ciclo menstrual para introspecção e reconhecimento de nossas sombras. Apesar de ficar mais fragilizada e suscetível durante esse período, também é durante a menstruação que estamos mais intuitiva e com seu poder curativo mais apurado. Ou seja, a fase é ideal para o autoconhecimento, indicada para avaliar e entender o que incomoda, irrita e não serve mais no dia a dia. Limpe e extermine essas situações junto com a menstruação.

Quando passa a entender melhor tudo isso e a aceitar seus ciclos, seu corpo reflete essa mudança – seja amenizando os sintomas de cólica e da TPM, ou proporcionando que você viva de uma forma mais verdadeira!

Atenção para menstruação desregulada


Como bem questionou a Bel Saide, do Ginecologia Natural, porque quando estamos com um possível infecção urinária, o médico não sugere interromper a urina, nem muito menos interromper a comida porque temos problemas digestivos. Então, por que com um simples problema ginecológico nos mandam suspender a menstruação nos entupindo de anticoncepcionais?

Se a sua menstruação está desregulada trate-a como qualquer outro distúrbio do seu corpo. Anticoncepcionais como qualquer outros medicamento hormonal simplesmente acaba com o seu ciclo menstrual.

Acredite: aquele sagramento que ocorre ao final da cartela não é a menstruação, o que ocorre é apenas um sangramento do endométrio devido a interrupção do medicamento. 
⠀⠀
Então, a primeira coisa a fazer se o você tem problemas com a menstruação é investigar se não há aí um problema de aceitação de conexão consigo mesma. Somos seres holísticos e nossas emoções nos contam muito sobre nossas doenças e vice-versa. Busque mulheres ginecologistas naturais, uma segunda opinião é imprescindível nesses casos.
Não deixe de agir conforme seus próprios instintos. Busque sua verdadeira identidade. Isso lhe trará cada vez mais paz interior e regularidade.

Mulheres sem útero e as menopausadas


Eu sempre bato nessa tecla, mas não custa reforçar. A mulher que por qualquer motivo não menstrue não deixa de ser influenciada pela Lua. A natureza é sábia e sempre sabe como agir. O Universo nunca estará contra sua criação. Ao contrário, ele trabalha para nos equilibrar sempre.

Fase da Lua hoje: Crescente 🌔



Todos os Direitos Reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário