Nosso ciclo menstrual


Nos tempos ancestrais, o ciclo feminino era tão alinhado com as fases da Lua que até era possível contar o período da gravidez era contada pelas lunações.



O útero é o nosso poderoso centro de energia é nele - ou no local onde ele estaria - que ficam armazenadas as nossas memórias ancestrais e emocionais e nos permite vivenciar, a cada mês, os processos naturais de morte e renascimento.

Para entender o nosso ciclo menstrual é preciso entender que carregamos em nós uma Lua interna que pode ou não estar alinhada com a Lua externa, o corpo Celeste que nos rege, mas ambas as Luas possuem um ciclo médio de 28 dias.

Primeiro, vamos diferenciar o ciclo menstrual de período menstrual. O ciclo é o todo, já o período, como o próprio nome sugere, é uma de suas fases.

Ciclo Menstrual é mais longo e dura em torno de 28 dias; está intimamente ligado às fases lunar e composto de alguns períodos. Já o Período Menstrual é o momento em que há o sagramento e pode durar mais ou menos entre 3 e 9 dias. Cada mulher é única!





As fases do ciclo menstrual - A Lua Interna


🌑 Fase Lútea - Período Menstrual: corresponde ao período da Lua Nova ou o Inverno no corpo da gente e é iniciado no primeiro dia do sangramento. Em condições regulares ele dura em média de 3 a 7 dias. Esse é um momento de recolhimento/morte que representa a mulher anciã/morte em nós e é regida pelo Elemento Terra.

🌔Fase Luteinizante - Pós-Menstrual: corresponde ao período da Lua Crescente ou a Primavera. É iniciado no 7º dia após a menstruação e a fase pré-ovulatória, representando a donzela/renascimento, sendo regida pelo Elemento Ar.

🌕Fase Lúteo - Período Fértil: corresponde ao período da Lua Cheia ou o Verão. É iniciado no 14º dia após a menstruação e dura mais ou menos 7 dias. É a fase da fertilidade. Esse é um momento de plenitude, representando o arquétipo da mãe/vida, sendo regida pelo Elemento Água. Caso ocorra a gestação, não haverá o próximo período.

🌘Fase Luteólise - Pré-Menstruação: Corresponde ao período da Lua Minguante e ao outono. Acontece por volta do 21º dia após a menstruação. Aqui, não houve a gravidez e e o corpo começa a se preparar para um novo ciclo. Nesse momento acontecem grandes revoluções internas, o que pode ocasionar na conhecida TPM. Aqui ha energia da mulher feiticeira/liberdade, sendo regida pelo Elemento Fogo. 

Conhecer o seu ciclo é se autoconhecer, coisa que passou a nos ser negada. Uma mulher que conhece o seu poder parecer ser perigosa, não é mesmo? E assim eles tentaram nos aprisionar na culpa, no medo, na dor. Mas somos livres!

Sabendo que em cada fase nos apesentaremos de uma forma temos mais facilidade em encontrar a solução de qualquer problema, pois tudo ficará mais claro, até mesmo o que antes não podíamos enxergar.

Nosso corpo é sagrado, nossa alma é sagrada, e ninguém pode nos tirar isso. Você que chegou até esse texto, repasse para o maior número de mulheres possíveis, em especial as que estão em situação de vulnerabilidade.

Quando as mulheres aprendem a tomar consciência dessas fases e procuram entrar em sintonia com seu corpo e emoções, a vida passa a fluir com mais equilíbrio.


Está feito!
Fase da Lua hoje: Cheia 🌔



Todos os Direitos Reservados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário