Dicas infalíveis para começar a meditar








Tenho certeza que você já ouviu falar ou leu sobre os benefícios de ter uma rotina de meditação, mas tudo que encontra sobe o assunto parece meio misterioso, inacessível e que precisa tirar uma tempo enorme pra começar. Ou até já tentou algumas vezes, mas pareceu frustrante porque sentiu sua mente transbordando em pensamentos diversos, o que fez pensar que a meditação não é pra ti.

A boa notícia é que começar a meditar é muito simples! Segue comigo até o final do post que irei compartilhar conceitos básicos sobre o propósito real da meditação, os benefícios de incorporar esta prática sagrada em sua vida e dicas simples para que você possa eliminar de vez os obstáculos que te impedem de aprender definitivamente as técnicas da prática que fará uma diferença muito positiva em sua vida!


Meditação da manhã: corpo e mente


A meditação é uma ótima ferramenta para manter um equilíbrio entre o nosso corpo e mente. Você pode meditar o horário que achar melhor, mas é ao acordar não sabemos como nosso dia vai terminar. E são os nossos primeiros sentimentos e pensamentos dia que irão colaborar para um decorrer harmonioso e equilibrado.

Quem tem uma rotina mais apertada nem sempre poderá manter uma constância, mas quanto mais pudermos dedicar pelos menos alguns minutos para cocriar a nossa realidade mais sentiremos os benefícios. Através da meditação enfrentamos o medo, a ansiedade, a raiva, o ressentimento e qualquer sentimento de culpa. Ela é uma aliada para dissolver a tristeza e o ciúme, expulsando do nosso ser todos esses sentimentos.

Um novo dia é sempre um novo começo! Sentir o ar entrando e saindo do nosso corpo é maravilhoso. É um verdadeiro milagre a forma como o nosso corpo respira. Raramente agradecemos por esse milagre e quase sempre pensamos apenas no que não temos. O nosso futuro fica abençoado quando agradecemos o que temos agora.

Como uma praticante ativa da meditação posso afirmar que tudo isso é resultado da sintonia que que conseguimos conosco, da conexão com nosso centro de poder e do contato com a energia da “unidade”.




Removendo os obstáculos.


Os obstáculos mais comuns à meditação são aqueles que criamos, mesmo que às vezes não tenhamos consciência disso. Aqui estão algumas das maneiras mais comuns que nos "impedem" de começar a praticar meditação e o que fazer solucioná-los!

Falta de tempo, conhecimento, adaptabilidade.... São algumas das desculpas que damos a nós mesmas para não começar algo. Não que elas não sejam verdade, mas mudar algo exige alguns sacrifícios. Sair do estados em que estamos e buscar a mudança requer mesmo um esforço extra. Apenas dê o primeiro passo, logo verá o quanto isso é recompensador.


Eu não tenho tempo.

Há um equívoco muito grande quando quando pensamos que para meditar precisamos separar um tempo enorme, que devemos sentar para meditar por pelo menos 30 minutos... Isso não é verdade. Você pode começar sua prática diária investindo de 5 minutos a uma hora. Você pode definir as regras para você mesmo! Você só precisa se comprometer a começar.

Vá aos poucos. Quando resolvemos modificar algo na nossa vida temos a tendência a querer fazer tudo de uma vez para obter resultados rápidos, mas como em todas as coisas não é assim que funciona. Não tente modificar anos em dias! É praticamente impossível sair do zero para um patamar super elevado em poucos tempo.

Comece com 5 minutos e vá crescendo à medida que achar necessário. Conforme você pratica de forma mais consistente, posso dizer que vai começar a adicionar mais tempo à sua prática.


Não sei como começar.

Existem diversos métodos de meditação, cada uma com as suas particularidades, mas que carregam o mesmo propósito: despertar a consciência e desenvolver o autoconhecimento.

Existem aplicativos, canais no youtube, ebooks com passo a passo, tudo grátis e muito funcional para te ajudar a meditar. Mas, caso não se adapte a nenhuma dessas formas, que são extremamente básicas, é muito provável que o ideal para você seja um curso de meditação para iniciantes que possui atendimento e suporte personalizados, chats, além de comunidades inteiras formadas por pessoas que estarão na mesma sintonia que você.


Bônus: 3 dicas de ouro.


1.Não se preocupe. No começo, sua mente pode ficar ficar divagando, saltando de pensamento em pensamento, fazendo com que você se distraia durante o exercício. Nesse momento, é importante não se cobrar ou se sabotar, achando que não pode conseguir. Volte novamente sua atenção ao exercício, quantas vezes for preciso.

2. Evolua. quando estiver familiaridade com a prática, tente um novo método. Tente as diversas sensações que a meditar proporciona. Encontre uma comunidade de meditação e troque experiências.

3. Liberte-se. Na meditação, não há certo ou errado. A única regra é deixar a mente se expressar na forma de emoções, lembranças, imagens ou cores, além de perceber como tudo isso é despertado em você. Aproveite o exercício para treinar sua mente a deixar as respostas chegarem de forma livre!



Fase da Lua hoje: Cheia 🌕



Follow @SeresLunares 
Todos os Direitos Reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário