Os Esbats



Além de comemorar a passagem das estações do ano através do ciclo Solar - os Sabbats - nós,  praticantes de Magia Natural, celebramos também o Ciclo Lunar como símbolo da Deusa e suas manifestações e influência tanto no meio ambiente quanto nos seres humanos.



Os Esbats nada mais são do que as celebrações da Lua e ocorrem no primeiro dia de cada fase. Em sua transformação de Nova à Cheia, a Lua espelha os processos de nascimento, crescimento e morte, ou seja, plantio, crescimento, colheita.

É uma linda simbologia na qual a Lua mostra que o tem o seu tempo. E tudo que existe, nasce, cresce e e míngua, voltando a renascer em um novo tempo. Tudo o que existe deixa de existir, mas retorna de alguma forma.

Apesar dos Esbats da Lua Cheia serem os mais populares, os praticantes de Magia Natural celebram todas as faces da Lua, cada uma com sua particularidade e energia. Saiba agora as principais características de cada uma!


A Lua Nova – Representa o início. Nasce junto com o Sol e é invisível. Novos começos, plantar sementes, novas intenções, caminhos abertos, otimismo. Nessa fase novas possibilidades surgem e as ideias fluem livremente.

A Lua Crescente – Representa o poder do crescimento, movimento. Nasce aproximadamente 3 horas após o alvorecer. Nesta fase estão potencializadas a motivação o sucesso, boa saúde, o dinheiro e a prosperidade em geral. Quando chega na metade do seu crescimento é  chamada de quarto-crescente e nasce ao meio-dia, estando no meio-céu no momento do pôr do Sol. Execução e Atitude. Criatividade, adivinhação, crescimento e calmaria. Crescem as raízes.

A Lua Cheia – Simboliza totalidade, plenitude. Nasce junto com o pôr do Sol. Colheita, realização, alcance, criatividade, expansão. Magia de amor, cura, claridade, limpeza, energia física. Florescimento e eclosão.

A Lua Minguante – representa tudo o que diminui, morre. Nasce aproximadamente 3 horas após o por do Sol. Estado de graça. Momento de congregar. Homenagear, servir, ensinar e deixar ir.  Quando chega na metade da sua míngua é chamada de quarto-minguante nascendo à meia-noite e chegando ao seu ápice ao alvorecer. Aquilo que não mais funciona é dissipado. É ideal para quebrar hábitos ruins, fazer banimentos e limpar sentimentos negativos. Os 3 últimos dias dessa fase ocorre o que chamamos de Lua Negra. Nesse período, nasce aproximadamente 3 horas antes do alvorecer. Esse é o fim do Ciclo. Momento propício para encerramentos, desapego, limpezas, transmutação e renovação.

A transição entre cada uma das quatro fases da Lua dura entre 7 a 8 dias, podendo ter variações por conta de acontecimentos espaciais.

Fase da Lua hoje: Minguante 🌒



Follow 💜 @SeresLunares
Todos os Direitos Reservados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário